O Uso da Água em Atividades Industriais
Campus: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – São José do Rio Preto.
Curso: Química Ambiental
Introdução
A água é o único composto químico que ocorre naturalmente nos três estados físicos.
Corresponde a uma substância importantíssima, responsável por vários processos, sendo, acima de tudo, a grande responsável pela manutenção da vida na Terra.
A água é muito utilizada na indústria e pode ter várias aplicações, sendo elas: matéria prima, em que a água é incorporada ao produto final, por exemplo, em indústrias de bebidas, cosméticos, entre outras; uso como fluido auxiliar, na preparação de soluções e reagentes químicos ou em operações de lavagem; geração de energia; fluido de aquecimento e resfriamento e transporte e assimilação de contaminantes, entre outros.
A presença de materiais de diferentes características na água exige que antes do uso industrial seja feito um tratamento que visa ao atendimento das especificações adequadas a cada tipo uso. As principais propriedades que determinam a qualidade das águas são: turbidez, medida da quantidade de materiais em suspensão; cor; odor; alcalinidade, sendo o teor de equivalentes ao íon hidroxila presentes no meio e sua medida pode ser indicada pelo PH; salinidade; dureza se dá pela presença de sais alcalinos – terrosos a ela dissolvidos, principalmente o cálcio e o magnésio; teor em sílica, gases dissolvidos e a oxidabilidade.
Vários setores industriais apresentam um considerável consumo de água, alem disso geram grande quantidade de efluentes, sendo necessário seu tratamento antes do descarte final destes.
Objetivos
O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo sobre alguns dos problemas relacionados à qualidade dos recursos hídricos utilizados para o abastecimento, e técnicas de tratamento visando o reaproveitamento da água, principalmente nas indústrias que são grandes consumidoras deste recurso.
Fundamentação Teórica
A água na indústria pode