O uso da internet com finalidade publicitária: a presença das marcas nas comunidades virtuais
Resumo: As comunidades virtuais são agrupadas por interesses, e não apenas por localidade geográfica. Dentre os assuntos abordados, circulam conversas informais sobre empresas, marcas e produtos. Esta pesquisa descritiva teve como objetivo identificar quais das marcas mais lembradas no país estão presentes nas comunidades online, verificando a ramificação das redes de comunicação informal que se formam em torno da comunicação publicitária de uma marca. Apenas uma marca, do total de 42 pesquisadas, não tinha uma comunidade diretamente relacionada a ela. Em sua maioria, as comunidades apresentaram um parecer positivo das marcas. Foram identificadas comunidades formais, idealizadas pelas empresas detentoras da marcas como estratégia de comunicação corporativa, e informais, formadas por grupos de consumidores, funcionários e sociedade em geral.
Palavras-chave: marcas, comunidades virtuais, comunicação.
Área do Conhecimento: Ciências sociais aplicadas - Comunicação
Introdução
Com a difusão do uso da Internet, novas formas de organização social fundamentadas na potencialidade da comunicação em rede se formaram. É característica da Internet agrupar pessoas em função de interesses, eliminando a proximidade geográfica como fator de formação de grupos sociais. As chamadas comunidades virtuais são resultado dessa nova realidade social, sendo que algumas de suas principais características são:
- ser um meio de comunicação de mão dupla, em tempo real, que possibilita recriar o diálogo via máquina;
- formar unidades dinâmicas, que estabelecem suas próprias regras, tendo como limitação apenas as características dos softwares ou sistemas utilizados;
- ter a possibilidade de conexão contínua via aparelhos sem fio com acesso à Internet, como os celulares;
- formar grupos sociais efêmeros, pois se constituem e se desmancham de maneira extremamente rápida. Assim,