O uso da comunicação em movimentos sociais
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Relatório do curso de comunicação social, como exigência parcial para exame de qualificação para obtenção de créditos, desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental I, sob o ministério da professora Ms. Janaina Visibeli Barros.
TATIANA LUCÍLIA ZICA MARTINS
Divinópolis
2011
Resumo
Esse trabalho pretende analisar a importância do uso da comunicação em Organizações não Governamentais. Para isso, a partir da contextualização dos movimentos sociais até o que hoje constitui o chamado terceiro setor, será feito um estudo de caso sobre a Associação CRE-SER, situada na cidade de Divinópolis, que atende a comunidade com oficinas socioeducativas, principalmente crianças e adolescentes. O estudo de caso se dará por meio do acompanhamento das atividades do projeto e entrevistas. Com base nestes dados objetiva-se observar o papel da comunicação em projetos sociais e a relevância do profissional da comunicação nestas organizações da Sociedade Civil.
Palavras-chave: comunicação, movimentos socais, terceiro setor.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO:
Essa pesquisa está sendo realizada no intuito de verificar a importância do uso das ferramentas comunicacionais dentro de uma Organização não Governamental. Trazendo as teorias dos movimentos sociais em termos globais para depois fazer uma explanação do processo democrático no Brasil destacando a importância desses movimentos dentro deste processo e assim contextualizar neste cenário as Organizações não Governamentais para mais a adiante analisar da melhor forma o objeto empírico desta pesquisa. O referencial teórico que norteia esse trabalho se da inicialmente com os textos: Teoria dos Movimentos sociais: paradigmas