O ultimo samurai na visão logistica
Não existe um único grande sistema que atenda a todas as necessidades de informação existentes em uma empresa. O que se verifica é a existência de diferentes tipos de sistemas de informação para atender os diferentes níveis de problemas, as diferentes funções existentes dentro delas e até mesmo as diferentes estruturas organizacionais.
Segundo os principais autores nessa área, os sistemas de informação podem ser classificados de vários modos, não existindo uma única classificação rígida. As formas mais usuais de classificar os sistemas levam em conta determinadas características organizacionais.
Confrome LAUDON (2001), toda empresa, qualquer que seja seu tamanho, tipo ou atuação, pode ser dividida em quatro grandes funções: produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade e recursos humanos, conforme ilustrado na figura abaixo. Essas funções empresariais compõem as principais macroatividades das organizações, sem as quais as mesmas não funcionariam em sua plenitude. Cabe à função de produção, produzir alguma coisa, seja um produto físico ou um serviço; ao marketing e venda, vender ou oferecer o produto ou serviço; à finanças e contabilidade procurar fontes de crédito e controlar as transações financeiras rotineiras como pedidos, compras, desembolsos e pagamentos; e ao recursos humanos, selecionar,