O TUTOR INTERNO FRENTE AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
Gabriela Pedrotti1
Melissa Probst2
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo expor a estrutura de interação dentro de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), e compreender como acontece esse intercâmbio entre professor-tutor e aluno dentro desse espaço utilizado na educação à distância (EAD). Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica em materiais disponíveis na internet, artigos de periódicos e livros. Por meio dessa pesquisa foi possível compreender a relevância dos ambientes virtuais de aprendizagem, e entender a EAD como um método de ensino onde aluno e tutor interagem de duas maneiras: síncrona e assíncrona. Chegou-se à conclusão de que o professor-tutor tem e continuará tendo um papel de extrema importância nesse processo de troca de informações, onde oferece todo o suporte necessário ao aluno, fazendo com que o mesmo seja pró-ativo e participativo e ao mesmo tempo auxiliando no esclarecimento de dúvidas que possam vir a surgir no decorrer do caminho. Conclui-se também que há uma espécie de “triângulo amoroso” entre “professor-tutor, aluno e ambiente virtual de aprendizagem”, o que faz com que essa ferramenta esteja atualmente em destaque no contexto educacional.
Palavras-chave: Educação a distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Interação
1 INTRODUÇÃO
A educação a distância vem crescendo consideravelmente no Brasil. Segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, publicado em sua edição 2008, (SANCHES, 2008), no ano de 2007 mais de 2,5 milhões de brasileiros utilizaram métodos de educação a distância em seus estudos.
O advento da internet vem contribuindo consideravelmente para o crescimento do ensino à distância - EAD. A utilização dessa nova tecnologia permite ao aluno maior flexibilidade de comunicação. Desse modo, o aluno pode acessar materiais didáticos e se comunicar com o professor-tutor a qualquer hora e em qualquer lugar.
Como uma das