O tráfico de drogas
Introdução
O tráfico de drogas é um comércio ilícito global, envolvendo o cultivo, a fabricação, distribuição e venda de substâncias sujeitas a proibição das drogas leis. UNODC está continuamente monitorando e pesquisando mercados globais de drogas ilícitas, a fim de obter uma compreensão mais abrangente de sua dinâmica. O tráfico de drogas é uma parte fundamental desta pesquisa. Mais informação pode ser encontrada na anual Drug Report Mundo .
Nos níveis atuais, o consumo de heroína mundial (340 mil toneladas) e as apreensões representam um fluxo anual de 430-450 toneladas de heroína no mercado mundial de heroína. Desse total, o ópio de Mianmar e República Democrática Popular do Laos produz cerca de 50 toneladas, enquanto o restante, cerca de 380 toneladas de heroína e morfina, é produzido exclusivamente a partir do ópio afegão. Enquanto cerca de 5 mil toneladas são consumidas e apreendeu no Afeganistão, a maior remanescente de 375 toneladas é traficada em todo o mundo através de vias que fluem para dentro e através dos países vizinhos do Afeganistão.
O Balkan e rotas do norte são os principais corredores de tráfico de heroína no Afeganistão ligando aos grandes mercados da Rússia e Europa Ocidental. Os Balcãs rota atravessa a República Islâmica do Irã (muitas vezes via Paquistão), Turquia, Grécia e Bulgária em toda a Europa do Sudeste para o mercado da Europa Ocidental, com um valor de cerca de 20000 milhões dólares no mercado anual. A rota do norte é executado principalmente através Tajiquistão e Quirguistão (ou Uzbequistão ou Turquemenistão) para o Cazaquistão e da Federação Russa. O tamanho desse mercado é estimado total de US $ 13 bilhões ao ano.
Fluxos globais de heroína a partir de pontos de origem asiática
Fluxos globais de heroína
Fonte: UNODC Relatório Mundial sobre Drogas 2010
Em 2008, as apreensões de heroína globais atingiram um nível recorde de 73,7 toneladas. A maior parte da heroína foi apreendida na Europa Central (10 por