O triunfo
Esta atividade diz respeito ao filme “O Triunfo”.
Para Émile Durkheim a educação teria como objetivo a socialização, diz ele que “a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”. O processo educacional sob esta perspectiva consistiria na “assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento – que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela”.
1. Levando em conta a narrativa desenvolvida no filme O Triunfo e os aspectos sociais de Durkheim, analise e responda as perguntas abaixo:
a) Considerando-se as ideias educacionais de Paulo Freire e de Émile Durkheim, foi possível perceber o importante papel da família e do professor na aprendizagem dos alunos. Quais perspectivas/impactos ficaram evidentes com as transformações ocorridas na realidade dos alunos bem como do contexto escolar?
Com o trabalho do Professor Clark as mudanças nas crianças foram evidentes. A vontade de aprender e se saírem bem no teste final foram de grande importância para as crianças e também para o restante da escola que apontavam as crianças como incapazes de aprender, e do seu mau comportamento. Com isso todos perceberam que eles eram capazes de qualquer coisa e com o resultado final de que eles foram melhores de qualquer turma que antes era bem vista por toda a escola.
b) Em que esses perspectivas/impactos contribuem para a mudança estrutural da sociedade?
Com o esforço do Professor Clarck não só as crianças, mas também as suas famílias perceberam o potencial de aprendizagem que elas possuíam, e que elas também teriam o seu espaço na sociedade garantido pois, possuem capacidade suficiente para isso