O Triste Fim De Policarpo Quaresma Roteiro
Capítulo 1 - A Lição de Violão
Introdução
O triste fim de Policarpo Quaresma é um livro de Lima Barreto que aborta várias questões sobre o Brasil na época da 1ª República e se divide em três partes: A Questão Cultural; A Questão Agrícola; A Questão Política.
Policarpo Quaresma é um nacionalista fanático, funcionário público, letrado, que apesar dos problemas do Brasil, acredita no desenvolvimento do país. O patriota inveterado valoriza a cultura nacional, a música, a comida, a moda e a dança.
CENA 1
NARRADOR: Como de hábito, Policarpo Quaresma, mais conhecido por Major Quaresma, Saio do Arsenal de Guerra, onde era subsecretário, bongava pelas confeitarias algumas frutas, comprava um queijo, às vezes, e sempre o pão da padaria francesa.
Não recebia ninguém, vivia num isolamento monacal, embora fosse cortês com os vizinhos que o julgavam esquisito e misantropo. Se não tinha amigos na redondeza, não tinha inimigos.
Havia mais de vinte anos que isso acontecia, a vizinhança já lhe conhecia os hábitos. Porém, mudara um pouco; e isso provocava comentários no bairro. Além do compadre e da filha, as únicas pessoas que o visitavam até então, nos últimos dias, era visto entrar em sua casa, três vezes por semana e em dias certos, um senhor baixo, magro, pálido, com um violão.
(Personagem 1 e 2 espionando o Major Quaresma)
PERSONAGEM 1: (...) um senhor baixo, magro, pálido, com um violão agasalhado numa bolsa de camurça.
PERSONAGEM 2: Um violão em uma casa tão respeitável! Quem seria?
( Mestre Ricardo e Major Quaresma sentados tocando violão)
RICARDO: Olhe, major, assim. É 'ré', aprendeu?
PERSONAGEM 1: Mas que coisa? Um homem tão sério metido nessas malandragens!
PERSONAGEM 2: Deve estar perdido! Maluco!
NARRADOR: À vista de tão escandaloso fato, a consideração e o respeito que o Major Policarpo Quaresma merecia nos arredores de sua casa diminuíam um pouco. Ele, porém, continuou serenamente nos seus estudos, mesmo