O tratamento da água
Introdução
A água é um elemento essencial para a existência de vida na Terra, composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, cobre um terço da superfície terrestre. Em todas nossas atividade diária utilizamos a água, lavando o carro, cozinhando alimentos, tomando banho, etc. A importância desse elemento no dia-a-dia humano é tão importante, que no dia 22 de março é comemorado o Dia da Água.
Aqui iremos falar de seus processos de tratamento, ou seja, alguns processo pelos quais a água sofre antes de chegar a nossas torneiras. Por que, afinal, devemos tomar cuidado e tratar bem da água do planeta, pois ela pode ser tanto fonte de prosperidade e vida como de doença e morte.
Coagulação: Processo de neutralização química
Coagulação: é uma etapa do processo de tratamento de águas, que tem por objetivo aglomerar as impurezas, que estão em suspensão ou que se encontram dissolvidas, em partículas maiores para que possam ser removidas por filtração ou decantação.
Este fenômeno de aglomeração ocorre devido desestabilidade das cargas. Através da adição de produtos químicos específicos, ocorre então a neutralização das forças elétricas superficiais e anulação das forças repulsivas, fenômeno chamado de coagulação.
Coagular, na verdade, significa reduzir o potencial Zeta, que é a medida do potencial elétrico entre a superfície externa da camada compacta que se desenvolve ao redor da partícula e o meio líquido na qual está inserida, em valores que possam permitir uma posterior aglomeração ou unificação das impurezas, possibilitando então a produção de flóculos.
Floculação: Agrupamento físico de sólidos
Floculação é uma etapa do processo de tratamento de água em que, após adicionar os coagulantes as partículas em suspensão se transformam em pequenos floculos, facilitando a decantação. A formação destes flóculos é essencial para o processo de