O transcendente
smorgado escreve "Transcendência é o desejo e/ou movimento de transcender, extrapolar, de ir além de.
Dentre os seres vivos somente o ser humano é capaz de transcender. Somente nele habita o desejo de ir além de si próprio.
Nenhum vegetal ou animal quer ser algo diferente de sua própria natureza. Somos os únicos que não estamos satisfeitos. Fomos ungidos com a liberdade de escolher. Podemos modificar.
Quando este desejo é mais consciente, percebemos nosso coração querendo saltar para fora do peito para alcançar, tocar, pegar esse algo intangível. O coração nos guia nessa busca.
É interessante porque é uma busca totalmente solitária. Não há respostas fora. Não há garantias. Não há segurança. Caminhamos no escuro e é a partir do passo dado que a luz vai-se fazendo e as certezas vão surgindo. Posso dizer-lhes como está sendo o meu processo, mas ninguém será capaz de dizer-lhes como será o processo de cada um de vocês. Somente vocês serão capazes de encontrar as suas respostas. Para nos aprofundarmos nesse assunto caberia aqui alguns questionamentos filosóficos. Quem é esse que transcende? O que é transcendido? Como ocorre essa transcendência? Essas são algumas perguntas que podemos nos fazer.
No entanto, não pretendo filosofar. Quero falar de algo que não dá para ser falado. Resta-nos vivenciá-lo. Consigo entender o que é dito, mas não consigo esgotar com palavras esse mistério. Posso formular perguntas, mas não posso respondê-las. No máximo descrever parcialmente minha experiência.
Tenho clareza que toda pessoa está buscando, mesmo que de maneira inconsciente, a transcendência. Sei que, em última instância, ele quer se ver livre das limitações do eu.
Vocês perguntarão como consigo ser tão taxativo nessa afirmação. Todo mundo busca a transcendência? Sim. Estamos todos buscando, cada um à sua maneira, de acordo com seu nível de consciência, tornar-se pleno. Se busco dinheiro, estou atrás de plenitude - afinal, dinheiro para quê? Se