o trabalho
MARINGÁ
2012
O trabalho está presente em toda sociedade, estabelecendo formas de relação entre as pessoas, criando divisões de trabalhos, classes trabalhadoras, e modificando o processo de organizar e realizar o trabalho ao longo da história da humanidade.
O trabalho envolve muitos significados, desde o significado da palavra até seu modo de ser realizado e executado. No texto o que é o trabalho da autora Suzana Albornoz, nos mostra que o trabalho pode significar dor, sofrimento, ou até mesmo para alguns lazer. Antigamente os povos trabalhavam na lavoura, colheita, precisavam caçar, pescar, plantar e colher para se alimentar, esse tipo de trabalho era feito para suas necessidades básicas de sobrevivência, nos primeiros anos do cristianismo o trabalho era visto como punição para o pecado, na Idade Média temos o trabalho feito pelos escravos e comandado pela burguesia, os escravos executavam de forma braçal, com a Revolução Industrial o trabalho vem sendo até nos dias de hoje diferenciado pelos que pensam e pelos que executam, onde o trabalho braçal muitas vezes não é tão valorizado em relação ao trabalho intelectual.
A sociedade que vivemos coloca significados socialmente para o trabalho, e muitas vezes as pessoas perdem o sentido do seu trabalho, de forma onde temos mais pessoas alienadas ao trabalho. No documentário feito por Vik Muniz “Lixo Extraordinário”, ele nos mostra a transformação do lixo, que a sociedade não vê valor, acha nojento e que é produzido por nós mesmo, algo que aos olhos de poucos vêem a arte, e usa seu trabalho artístico para ajudar e mostrar a sociedade o valor dos catadores de lixo de Gramacho Rio de Janeiro.
Vik Muniz queria fazer algo pelas pessoas que vivem em Gramacho em tais condições precárias, onde ele denomina um lugar esquecido pela sociedade, onde depositamos as piores lixos a mercê de um aterro. Onde temos trabalhadores que se reuniram de forma