O trabalho e o emprego no século XXI
A maioria dos trabalhos desenvolvidos nos dias de hoje não existiam a 100 anos, com a informatização, a criação da robótica e até a internet muitas profissões deixaram de existir pela obsolescência do que fabricavam ou até mesmo pela substituição da mão de obra dos trabalhadores pelas máquinas.
O conceito de carreira também mudou, antes as pessoas trabalhavam durante toda a sua vida em uma mesma empresa, em uma mesma função, até a sua aposentadoria. Hoje esse paradigma foi quebrado pelas grandes mudanças que acontecem todos os dias.
O TRABALHO NO SÉCULO XXI
Um dos conceitos de trabalho que se firmaram neste século é a terceirização, as empresas hoje não querem assumir todas as responsabilidades trabalhistas ou pagarem um salário fixo para os seus funcionários e sim contratar alguém ou alguma empresa especializada na execução da tarefa, transferindo todos os riscos e responsabilidade a ela.
As profissões de sucesso estão cada vez mais escassas, pois hoje depende muito mais do trabalhador do que da empresa, a empresa oferece a tecnologia necessária para a execução da tarefa e cabe ao empregado aprender, se aperfeiçoar e se desenvolver para o seu crescimento ou até mesmo sua permanência na empresa.
Outra fator de sucesso não é mais um curso superior, como era a 40 anos atrás, hoje são pouco os empregados que não o possuam, mas sim um trabalho em equipe, com forte apelo ao bem comum, capacidade de relações interpessoais e dinamismo.
CONCLUSÃO Em face ao exposto é possível afirmar que o trabalho está e continuará em constante mudança, as profissões de hoje podem não mais existir amanhã e os níveis de conhecimento só aumentarão. A competitividade no mercado de trabalho será cada vez acirrada e somente com muito preparo será possível alcançar o sucesso.