O TRABALHO E PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL.
O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.
Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social das pessoas e das famílias carentes, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente, como no Brasil as mazelas são notavelmente acentuadas nas classes menos favorecidas, torna-se uma missão árdua a do assistente social, de levar igualdade dignidade, saúde e educação as pessoas que sofrem com o descaso.
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social,pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo, assim o meio pode intervir no indivíduo.
Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.
Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão: Redes de serviços sociais do governo, hospitais,escolas/creches,centros de convivência, administrações municipais, estaduais e federais, serviços de proteção judiciária, conselhos de direitos e de gestão, movimentos sociais.
O assistente social além de ajudar famílias carentes também tem como missão o amparo ás pessoas que se envolvem em certos tipos de crimes, e precisa de uma reintegração a sociedade, em uma penitenciária ou em casa de