O Trabalho Profissional do Assistente Social
O trabalho profissional do Serviço Social sempre foi uma das dimensões exaustivamente discutidas pela profissão, seja em espaços de formação acadêmica ou de organização da categoria. Essa discussão está ligada ao fato de que a profissão historicamente tem sido chamada a intervenção na realidade, e na atual configuração da sociedade diversos são os setores que se constituem campo de trabalho para o assistente social.
O exercício profissional em Serviço Social deve então constituir-se em elemento de discussão para os próprios profissionais, já que as práticas cotidianas estão relacionadas à leitura que o mesmo faz da realidade onde está inserido e, ao mesmo tempo, essa prática tem que ir além, superando-se a intervenção.
O espaço de trabalho para o assistente social atualmente contempla a execução de medidas socioeducativas, seja no âmbito municipal, como a liberdade assistida e a prestação de serviços à comunidade, seja no estadual, como a semiliberdade e a internação.
De um modo geral, os profissionais atribuíem ao psicólogo e ao assistente social tarefas como o acompanhamento às famílias, a participação no crescimento, relativo aos níveis sociais e educativos dos indivíduos, ainda com o intuito de promover a inclusão social.
Como a psicologia pode contribuir com atuação profissional da Assistente Social? A psicologia tem o dever de ampliar sua capacidade de análise, crítica e de intervenção, pois nos dias de hoje sua política estar orientada à razão de uma ética para com a sua ciência e seus limites.
O trabalho educativo orientado pela Psicologo reconhece a individualidade de cada aluno e que não existe modelo único, nem um sistema fixo de representações. Utiliza-se uma ética baseada no respeito às diferenças individuais como único meio de se atingir a igualdade social. A ética do respeito e do reconhecimento.
O papel da psicólogia é de fundamental importância para o assistente