O Trabalho Profissional do Assistente Social
Segundo IAMAMOTO, o trabalho “é uma atividade que tem uma necessária dimensão ética, como atividade direcionada a fins, que tem a ver com valores, com o dever ser, envolvendo uma dimensão de conhecimento e ético-moral” (2001:61). Marx também vai dizer que o trabalho não se reconhece isoladamente, porém constitui ao homem, certa “soberania” adquirida por meio de sua dominação sobre a natureza da qual necessita sob uma relação complexa entre ambos e também dos homens com outros homens o que traduz uma relação de interesses que mantém as complexidades das relações sociais (ALMEIDA, 2011).
Complementando, IAMAMOTO afirma:
O trabalho é uma atividade fundamental do homem, pois mediatiza a satisfação de suas necessidades diante da natureza e de outros homens. Pelo trabalho o homem se afirma como um ser social e, portanto, distinto da natureza. O trabalho é a atividade própria do ser humano, seja ela material, intelectual ou artística. É por meio do trabalho que o homem se afirma como um ser que dá respostas prático-conscientes aos seus carecimentos, às suas necessidades. O trabalho é, pois, o selo distintivo da atividade humana.
Primeiro, porque o homem é o único ser que, ao realizar o trabalho, é capaz de projetar, antecipadamente, na sua mente o resultado a ser obtido, Em outros termos, no trabalho tem-se uma antecipação e projeção de resultados, isto é dispõe de uma dimensão teleológica. Mas o homem também é o único ser que é capaz de criar meios e instrumentos de trabalho, afirmando essa atividade caracteristicamente humana. É pelo trabalho que as necessidades humanas são satisfeitas, ao mesmo tempo em que o trabalho cria outras necessidades. (2001:60).
O trabalho em suas especificidades é determinado socialmente, seja ele abstrato cujo está relacionado às características universais, não específicas, mas abrangentes, ou ao contrário, como concreto tido como determinado, específico próprio de uma