O trabalho no Brasil
NOME:
N°: 03
TURMA:
PROFESSOR:
TRABALHO NO BRASIL
VAGAS DE EMPREGO
PROFISSÕES EM DESTAQUE
DESEMPREGO
CASCAVEL/PR
2014
Vagas de emprego no Brasil
O emprego no Brasil está crescendo de forma quantitativa e qualitativa, com aumento de empregos com carteira assinada e do rendimento real do trabalho, ou seja, reajustes que ficam acima da inflação. A interpretação desse quadro significa que o padrão de crescimento do país mudou para melhor.
Segundo o Ministério do Trabalho, somente em fevereiro deste ano foram criadas 260.823 vagas de empregos formais. O resultado é 111% superior ao registrado em fevereiro do ano passado, com 123.446 mil novos postos. Entre os fatores que ajudaram na elevada geração de empregos está o fato de que, ao contrário de outros anos, fevereiro de 2014 não contou com o feriado do carnaval.
A economia brasileira mostra os primeiros sinais de que atividade no início de 2014 está em ritmo positivo, com produção industrial e varejo em alta. Ainda assim, especialistas avaliam que ainda é cedo para acreditar que a economia não vai desacelerar neste ano.
Os dados do Caged mostram que a expansão do emprego em fevereiro foi generalizada, com "todos os setores" apresentando um melhor comportamento.
O setor que mais cresceu foi o setor de serviços, com 143.345 empregos. A indústria de transformação foi o segundo, com 51.951 postos de trabalho. Em terceiro lugar ficou a construção civil com 25.055 postos.
Na sequência, aparecem comércio (+19.330 postos, o maior saldo para fevereiro desde 2005), administração pública: (+12.804 postos) e agricultura (+6.098, o que aponta para uma reação comparativamente a fevereiro de 2013, quando foram perdidos 9.775 postos).
Profissões em destaque no Brasil
Segundo pesquisas da Fundação Getúlio Vargas-RJ (FGV-Projetos) solicitada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), nove profissões do setor industrial brasileiro terão