O trabalho fo professor na sala de aula
Antes de iniciar a discursão sobre qual é o papel do professor, no processo ensino-aprendizagem, em qualquer contexto da educação em que este esteja inserido é necessário que se conheça os elementos que integram este processo. Esses elementos fundamentais para um melhor aproveitamento da aprendizagem é denominado didática. A palavra didática pode ser entendida como ciência e a arte do ensino. Através do estudo desta ciência, podemos conhecer estratégias a serem usadas pelo docente com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. É fazendo uso das metodologias e ensinamentos passados por ela que o professor poderá criar ambientes que estimulem e favoreçam a aprendizagem do aluno.
De acordo com Libâneo (2001, p1), no seu texto “O essencial da didática e o trabalho de professor- em busca de novos caminhos”, o autor questiona o que é didática e se a didática é um instrumento que pode ajudar aos alunos a melhorarem seu aproveitamento escolar. E ainda, se um professor precisa conhecer de didática, para que possa melhorar o seu trabalho docente. É nesse contexto que o autor norteia a discursão, que ira perspassar, para prática do professor em sala de aula, remetendo a assuntos como qual função da escola e o papel do professor.
O professor tem um papel de fundamentação no processo ensino-aprendizagem, uma vez que ele é, ou pelo menos deveria ser, o mediador entre os conhecimentos e os alunos; desta forma defende-se que o professor deve se utilizar de método histórico crítico.
É certo que a maioria do professorado tem como principal objetivo do seu trabalho conseguir que seus alunos aprendam da melhor forma possível. Por mais limitações que um professor possa ter (falta de tempo para preparar aulas, falta de material de consulta, insuficiente domínio da matéria e dos métodos de ensino, desânimo por causa da desvalorização profissional,etc.), quando entra na sua classe, ele tem consciência de sua