O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e a sua dimencão social.
O TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
E A SUA DIMENSÃO SOCIAL
agradecimentos
Ao meu Deus, meu orientador e amigo de todas as horas, que acompanhou em todos os momentos. A minha mãe, sem ela eu não teria chegado até aqui.
Aos meus amigos e colegas que estiveram sempre do meu lado nesta trajetória.
Aos Tutores: Elis, Fernanda e Hosana que contribuíram nesse meu processo de formação profissional.
SILVA, Cleiton Sampaio.O TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E A SUA DIMENSÃO SOCIAL 2014.60fls. Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Jacobina, 2014.
RESUMO
O presente trabalho tem como objeto de estudo a dimensão social na atuação do profissional agente comunitário de Saúde (ACS), cujo objetivo é analisar a sua importância na efetivação da Atenção Básica de Saúde. Para a sua realização, foi necessário coletar informações bibliográficas sobre a prática profissional dos ACS, analisar suas percepções a cerca da atuação profissional, além de uma revisão histórica da Atenção Básica em saúde para dar conta da discussão necessária. O Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) surgiu no Brasil com o propósito de levar a saúde mais perto da comunidade e para reorganizar os serviços de saúde municipais. Aliado ao Programa de Saúde da Família, o PACS se tornou uma das principais estratégias da Atenção Básica de Saúde. Nesta perspectiva, os agentes comunitários de saúde (ACS) têm importância impar, pois é ele a porta de entrada da Atenção básica de Saúde, é o elo entre a equipe de saúde e a comunidade. Diante dessa perspectiva para situar o leitor na discussão, fizemos inicialmente uma abordagem sobre o