o trabalho do serviço social na sociedade
ACADÊMICA: ANA CLAUDIA NERY DE AGUIAR
O PAPEL DO SEVIÇO SOCIAL NA SOCIEDADE
PARNAÍBA-PI 2014
O SERVIÇO SOCIAL SURGIU NO BRASIL A PARTIR DO SURGIMENTO DAS “QUESTÕES SOCIAIS” NO PAÍS.
HAVIA UMA GRANDE URGÊNCIA DA ENTRADA DO PAÍS NA ERA DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, SENDO NESCESSÁRIO QUE A SOCIEDADE SE ADEQUASSE ÀS NOVAS LEIS DO PAÍS. COM ISSO HOUVE A EXPLORAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA, E OS TRABALHADORES COMEÇARAM A EXIGIR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E SALÁRIO, TORNANDO-SE UMA AMEAÇA PARA O GOVERNO. ENTÃO OS GOVERNANTES POR SUA VEZ, DERAM COMO RESPOSTA AS “QUESTÕES SOCIAIS” UM TRATAMENTO COMO “CASOS DE POLICIA”.
PORTANTO SE FEZ NESCESSÁRIO A INTERVENÇÃO DE PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS: VONTADE DE ATUAR NA CARIDADE, DESEJO DE AJUDAR AO PRÓXIMO, CAPACIDADE DE OUVIR, COMPREENDER E AUXILIAR, ESSES ERAM VALORES EXIGIDOS PARA ATUAR COMO “ASSISTENTES SOCIAIS” NESTE PERÍODO.
E PARA ESSE TRABALHO FORAM SELECIONADAS MOÇAS DE FAMILIAS INFLUENTES DA ÉPOCA, QUE COM SUA FÉ E SEU ESPÍRITO RELIGIOSO PRATICAVAM CARIDADE LEVANDO AOS POBRES ROUPAS, ALIMENTOS, ORIENTAÇÕES E PREGAÇÃO AO DESINTERESSE DE BENS MATÉRIAIS. O COMPROMETIMENTO DELAS MARCOU DE TAL FORMA QUE ATÉ HOJE A PROFISSÃO DE ASSISTENTE SOCIAL É VISTA COMO AQUELA QUE SERVE PARA “AJUDAR AOS POBRES”.
“MENINAS BOAZINHAS” QUE ESTÃO SEMPRE PRONTAS PARA FAZEREM CARIDADE.
ESSE PROCESSO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL OCORREU NA DÉCADA DE 20, SURGINDO ENTÃO A ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS CATÓLICAS DO RIO DE JANEIRO, E EM 1923 À LIGA DAS SENHORAS