O trabalho do psicopedagogo na instituição escolar
Resumo: O presente artigo, que surgiu da inquietação existente da minha prática como educadora e da certeza de que cada um constrói seus próprios conhecimentos por meio de estímulos, tem justamente o objetivo de fazer uma abordagem sobre a atuação e a importância do psicopedagogo dentro da instituição escolar. Acreditando ser a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar capacidades e habilidades para solução dos problemas. Com esta finalidade e em consequência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica ganha, atualmente, maior espaço nas instituições de ensino.
Palavras-chave: Psicopedagogia; Intervenção; instituição escolar.
Introdução
Refletir atualmente sobre a dinâmica ensino-aprendizagem escolar é tarefa que deve fazer parte do dia a dia de todos os professores envolvidos que estão em um conjunto de problemas e questionamentos relativos ao futuro das escolas em nosso país. Essa reflexão passa pela apreciação dos índices de repetência e evasão que historicamente têm sido acumulados e resumidos as dificuldades de aprendizagem, excluindo um significado número de educando do acesso ao saber escolarizado.
A dinâmica ensino-aprendizagem tem como função precípua assegurar a apropriação por parte dos alunos de um saber próprio selecionado das ciências e da experiência acumulada historicamente pela humanidade, organizado para ser trabalhado na escola; o saber sistematizado. Ao apropriar-se desse saber os alunos adquirem condições de enfrentar as exigências da vida em sociedade. E neste ponto reside um aspecto da importância social do saber escolar.
Quando o processo de aprendizagem acontece de forma linear o aluno adquire seus conhecimentos com segurança e sua construção se