O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Introdução
O professor do século XXI é aquele que, além da competência, da habilidade interpessoal e do equilíbrio emocional, tem consciência de que, mais importante do que o desenvolvimento cognitivo, é o desenvolvimento humano e que o respeito ás diferenças está acima de toda a pedagogia.
A nosse grande tarefa como professor ou educador não é a de instruir, mas a de educar o nosso aluno como ser humano, como pessoa que vai trabalhar em um mundo tecnológico, mas povoado de sentimentos, dores, incerezas e inquietações humanas.
A escola não se pode limitar a educar pelo conhecimento destutuído da compreensão do homem real, de carne e osso, de corpo e alma. De nada adianta o conhecimento bem ministrado em sala de aula se, fora da escola, o aluno se torna um homem brutalizado, desumano e patrocinador da barbárie.
Educamos pela vida como perspectiva de favorecer a felicidade e a paz entre os homens.
A ética e a moral devem ser sistematicamente trabalhadas em sala para que o aluno, futuro cidadão, possa então, na vida em sociedade, saber conviver bem e em paz com o próximo.
Primordialmente, devemos ter como abgrande finalidade do nosso magistério a missão de fazer o bem ás pessoas – e fazer o bem é preparar o nosso educando para o exercício exemplar e pleno da cidadania.
O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos
A nova educação profissional requer, para além do domínio operacional de um determinado fazer, a compreensão global do processo produtivo, com a apreensão do saber tecnológico que informa a prática profissional e a valorização da cultura do trabalho, pela mobilização dos valores necessárias á tomada de decisões.
O professor tem o compromisso de oportunizar, para si e para seus alunos, a construção das capacidades de análise e sintese,capacidade essa que prepara o sujeito para viver e agir em sociedade.
Trabalhando partes e vislumbrando o