O trabalho do Pedagogo nos Espaços educativos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Na sociedade contemporânea a escola já não é mais a única que detém a formação e a informação como no passado. A existência de um novo conceito de espaços de aprendizagem ultrapassou os limites das Instituições escolares formais. Entretanto o que permanece como elemento definidor da atividade educativa é a ação docente. Além de atuar como professor na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na docência de disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, o graduado em Pedagogia, enquanto profissional da educação, poderá atuar como articulador e organizador do processo pedagógico escolar, na elaboração de projetos e também na área de pesquisa.
Educadores têm características próprias e que devem ser levadas em consideração, uma vez que lidam com seres humanos e trabalham com aspectos cognitivos e afetivos, o que exige uma diversificação de atitudes para atender às diferentes demandas escolares e sociais encontradas pelo caminho.
O foco principal desse trabalho é subsidiar o debate acerca do papel dos educadores e a articulação de meios que favorecem a compreensão de que a relação com os alunos exige um aprofundamento de conhecimentos dos aspectos formais e informais presentes no dia-a-dia dentro do ambiente escolar, e ainda a contribuição que o Pedagogo deixa através de seu trabalho integrador.
2 DESENVOLVIMENTO
Assim como o aluno precisa aprender e descobrir o prazer de aprender, o professor tem as mesmas necessidades. Precisa estar bem para contagiar seus alunos. Precisa encontrar prazer também em aprender. Afinal, o educador é um eterno aprendiz. E encontrando prazer em ensinar, reconhecerá seu erro e o erro de seu aluno como parte do processo ensino-aprendizagem. Terá ainda coragem de abrir-se aos desafios