O trabalho do assistente social
Aluno(s): Renata Cristiane Rodrigues Parrechio RA 1401619 Andreza Paludetto RA 1410094
POLO
Birigui – SP
2014
Assistente social: em busca de igualdade entre os iguais.
O Serviço Social é uma profissão que busca diminuir as diferenças sociais.
Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:
Redes de serviços sociais do governo
Hospitais
Escolas/creches
Centros de convivência
Administrações municipais, estaduais e federais
Serviços de proteção judiciária
Conselhos de direitos e de gestão
Movimentos sociais
A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais.
Regularmente são realizados concursos para assistente social para o preenchimento de vagas de emprego em administrações públicas.
Para mudarmos a sociedade é fundamental que todos nós façamos cada um a sua parte na busca por um mundo melhor. Porém, mesmo sendo a obrigação de cada um diante da sociedade, existem pessoas que levam essa atitude positiva como uma verdadeira profissão. Nesse caso, estamos falando de Trabalho Social.
O profissional dessa área, tem como principal objetivo a mudança social, resolução de problemas entre as pessoas e o incentivo a capacidade e aptidão das pessoas que possam promover o seu bem-estar e o da comunidade. O profissional utiliza teorias de