O trabalho de enfermagem no contexto hospitalar: sob a ótica da ergonomia.
The work of nursing in the hospital setting: from the standpoint of ergonomics
Jacilene de Souza Mota*
Juliane Rodrigues de Melo*
Maria Alice Prieto Peres Reis*
Suzane Silva Rufino* Vera Lúcia Nogueira Araujo**
Resumo: Com o objetivo de caracterizar a situação do trabalho de enfermagem no contexto hospitalar, visando à reflexão sobre a aplicação da Ergonomia como instrumento metodológico de apoio à melhoria das condições laborais dos trabalhadores.
Palavras-chave: Enfermagem. Trabalho. Saúde. Ergonomia
Abstract: In order to characterize the situation of nursing in the hospital, aiming to reflect on the application of ergonomics as a methodological tool to support the improvement of working conditions of workers.
Keywords: Nursing. Labor. Health Ergonomics
1 – Introdução
As condições de trabalho oferecidas pelos hospitais, as peculiaridades das tarefas de enfermagem, as dificuldades do setor saúde, a carência de recursos humanos e materiais e a constante preocupação com o processo de atualização objetivando acompanhar os avanços técnico-científico são fatores que contextualizam a situação de trabalho dos trabalhadores de enfermagem.
Segundo AGUDELO o trabalho de enfermagem caracteriza-se por uma série de atividades e tarefas descontínuas, envolve múltiplos graus de responsabilidade e complexidade segundo a relação e o tipo de função exercida, acrescido da carga advinda do convívio com a morte, a dor e o sofrimento humano. (AGUDELO, 1995)
O hospital é considerado um ambiente de risco por abrigar uma série de agentes que podem ser nocivos quando não controlados. Dentre os fatores de riscos do trabalho da enfermagem nos hospitais evidenciam-se: riscos físicos (inadequação de iluminação, temperatura e ruídos); riscos químicos (medicamentos, desinfetantes esterilizantes e gases anestésicos); riscos biológicos (vírus bactérias, fungos); risco psíquico (excesso de trabalho,