O trabalho com texto numa turma de cinco anos
Autor: Mônica Cristina Medici da Costa
Universidade Federal do Espirito Santo
Introdução
O presente texto traz um recorte da nossa pesquisa que teve como objetivo analisar as práticas de uma professora de uma turma de cinco anos da Educação Infantil, focando o modo como o texto é tratado no desenvolvimento do seu trabalho. Nesse contexto, partimos das concepções teóricas de Bakhtin que considera a educação como resposta responsável. A análise é resultado das observações que foram realizadas numa Unidade de Ensino da Educação Infantil do município de Vila Velha, Espírito Santo.
Nossa inserção no campo ocorreu em 2011, com término em dezembro do mesmo ano.
A professora pesquisada possuia doze anos de experiência com a Educação Infantil e seis anos como pedagoga. Participaram ainda da pesquisa 16 crianças com idade de cinco anos. Durante esse período, procuramos, a partir da observação participante em sala de aula, numa abordagem de pesquisa qualitativa histórico cultural, compreender o desenvolvimento das práticas educativas. Para efetuar os registros, foram utilizados o diário de campo, filmagens, fotografias e entrevistas com os sujeitos envolvidos no processo educativo das crianças.
Nesse contexto, a partir de percursos investigativos que estiveram em consonância com a realidade sociocultural, buscamos compreender como têm sido elaborados os conhecimentos que subsidiam o trabalho com a linguagem escrita em sala de aula.
Assim, entramos em campo pretendendo identificar os desafios e possibilidades no trabalho com a linguagem escrita, buscando elaborar contribuições para o processo que considere o texto como unidade de ensino na alfabetização numa abordagem dialógica de linguagem. Dessa maneira, nos apoiamos na perspectiva bakhtiniana de linguagem entendendo que aprender a ler e a escrever na escola deve corresponder a uma educação ativa e responsiva.
Concepção de texto
No decorrer da