O Trabalho Científico
São de vários tipos; resumos, resenhas, ensaios, artigos, projetos de pesquisa, relatórios, monografias, dissertações, teses, apresentados em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. A cientificidade não tem nada a ver com as normas ou padrões de estrutura e apresentação.
Resumo É a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Tipos de Resumos: Resumo Indicativo: pontos principais do texto, sem dados qualitativos nem quantitativos. Resumo Informativo: informa suficientemente ao leitor para que ele possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto. Resumo informativo/criativo: combinação de informativo com criativo. Resumo crítico: Recensão/resenha; redigido por especialistas com análise interpretativa Resumo de texto didático: não normatizado pela ABNT; pode ser parte de um trabalho ou o próprio trabalho completo. Como Resumir: Procure a ideia principal (sublinhar ou esquema); aponte as ideias principais; use frases curtas e diretas Como fazer a extensão do resumo: Até 100 palavras (notas e comunicações breves); até 250 palavras (monografias e artigos); até 500 palavras (relatórios e teses).
Resenha Crítica Elaboração de comentários sobre um texto, para publicação ou divulgação. Para atividade acadêmica é usado para que o educando se familiarize com análise dos argumentos para demonstrar, provar, descrever um tema. A resenha é a síntese das ideias fundamentais da obra. Informa ao leitor sobre o assunto tratado de forma objetiva e cortês, com a contribuição do autor com novas abordagens, teorias, etc. Deve conter: capa; folha de rosto; sumário; introdução (apresentação do assunto, importância da abordagem, os objetivos, o método, e o livro/texto referência e os respectivos autores); apresentação das ideias (principais e secundárias discutidas pelo autor da referência); apreciação crítica (posição própria em relação às ideias apresentadas; superar a