o tEXTO E A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 9ª Ed. São Paulo: Contexto, 2007.
A autora
Ingedore Grunfeld Villaça Koch nasceu na Alemanha e veio para o Brasil ainda criança, naturalizando-se brasileira. Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e possui licenciatura plena em Letras. É mestre e doutora em Ciências Humanas: Língua Portuguesa pela PUC/SP, onde foi professora do departamento de Português. Atualmente é professora titular do Departamento de Lingüística do IEL/UNICAMP.
Resumo da obra
“O Texto e a construção dos sentidos” (Contexto, 2007; 168 páginas) de Ingedore Villaça Koch, baseando-se em teorias sócio-interacionais da linguagem, tem como objetivo discutir as atividades discursivas existentes no processo de produção textual, considerando-o uma atividade interacional entre sujeitos com objetivos pré-determinados dentro de um determinado contexto social.
O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira destinada à questões gerais de produção de sentido tanto em textos orais quanto escritos, enquanto a segunda destina-se unicamente ao texto falado.
A autora retoma teóricos como Leont’ev, Van Dijk, Vigotsky, Marcuschi e Tannen, entre outros (inclusive pesquisas anteriores próprias), para desenvolver seu trabalho.
No capítulo inicial Koch, de modo geral, coloca a linguagem como sendo uma forma de atividade humana que nasce a partir de uma motivação inicial, desenvolve-se através de um conjunto de operações lingüísticas e cognitivas, a fim de se obter um resultado final esperado de caráter basicamente lingüístico, onde uma entidade psico-físico-social – sujeito pressuposto em toda produção textual - relaciona-se com outro sujeito, planeja e constrói seu objeto-texto de acordo com suas necessidades e objetivos, concretizando assim o processo de comunicação.
O segundo capítulo inicia-se com algumas definições de texto dentro da