O texto e a construção dos sentidos
A ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL Os textos resultam de um tipo de atividade conhecida por “Sprachliches Handeln”, que são as realizações de uma atividade verbal em certas situações, visando certos resultados. As ações e operações que constituem a atividade verbal estão inseridas em um processo social, e articulam-se por meios de realização das ações individuais, por conta da motivação própria de cada uma delas. Possuem caráter “psíquico” as ações, ao contrário das operações que são fundamentalmente psicofisiológicas. Portanto, toda atividade possuiria a existência de uma necessidade, o estabelecimento de uma finalidade, estabelecimento de um plano de atividade, a realização de operações específicas para cada ação e a dependência constante da situação em que se leva a atividade.
A teoria da atividade verbal Seria a adaptação à linguagem de uma teoria filosófica, uma teoria humana e uma teoria verbal. O objetivo do estudo linguístico é verificar como são realizadas determinadas ações e interações sociais através da linguagem. A realização linguística da atividade verbal possui certa dependência de condições sociais psicológicas. Em suma, a linguagem deve ser encarada como uma atividade humana, que possui não só motivação, mas também um conjunto de operações e um objetivo final. Diante de ações verbais, deve-se considerar a estruturação da motivação inicial e a realização superficial dessa motivação.
Algumas propostas no interior da linguística textual Para H. Isenberg, dentro da teoria da atividade verbal, a construção de um texto pode ser encarada sob 8 aspectos:
• Legitimidade social –