O termo Logística Atualmente
O termo Logística vem cada vez mais se tornando evidente em nosso meio, porém poucos sabem o real valor e significado de tal termo.
Por ser algo relacionado diretamente a empresas, muitos pensam que se trata apenas de um processo de movimentação de produtos/serviços que visa atender as necessidades dos clientes e , logo, obter lucro.
A logística esta acima disso tudo, contendo diversas atribuições, e posteriormente, diversos conceitos e significados, que, mesmo sendo escritos ou falados de forma diferente, chegam ao mesmo lugar. Mas afinal, o que é realmente a Logística?
Pode-se definir Logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals (principal associação mundial de profissionais de gestão de cadeias de abastecimento.), "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).
Uma simples palavra, e um nível de complexidade tão alto! E o profissional desta área, como ele é visto e onde é visto...?
Áreas de Atuação
O tecnólogo em logística poderá trabalhar em fábricas, portos, aeroportos, empresas privadas ou publicas de transporte, atacadistas e varejistas, com intuito de gerar recursos e dados para a empresa. Estando assim comprometido diretamente a economia, administração, estatística e contabilidade de sua empresa.
O profissional de logística poderá atuar em diversas áreas como:
A seguir, veremos algumas dessas áreas, e descobriremos então que a Logística abrange tantas áreas específicas que podem até mesmo, ser desconhecidas para nós.
Logística Aeroportuária:
A