o terminal
Quando Vitor chega no aeroporto, ele fala apenas algumas poucas palavras em inglês; porém com o passar do filme, ele aprende a falar inglês por imersão e comparando uma versão em inglês e outra em russo de um guia da cidade de Nova Iorque.
A língua e a localização da Krakozhia são apresentadas de forma vaga no filme, passando a idéia de que Viktor é proveniente do Leste Europeu. Ao longo do filme, Krakozhia é apresentada como fazendo fronteira com a Rússia e que a língua do país é uma espécie de dialeto do russo.
A linguagem que Tom Hanks usa no filme para caracterizar o personagem é, de fato, búlgaro - o qual Hanks fala com um razoável sotaque graças às aulas de sua esposa, Rita Wilson, cujo pai é búlgaro.
Quando ele vê as notícias sobre seu país natal na TV do aeroporto percebe-se que o canal seria o Bloomberg.
Dolores Torres, personagem de Zoe Saldaña, aparece lendo revistas sobre Jornada nas Estrelas durante o trabalho. A mesma atriz, mais tarde, atuou como a personagem Uhura no reboot de Jornada nas