O Tempo Lento E O Espao Nulo Mdia Primria Secundria E Terciria

1959 palavras 8 páginas
CISC

CENTRO INTERDISCIPLINAR DE SEMIÓTICA DA CULTURA E DA MÍDIA

O TEMPO LENTO E O ESPAÇO NULO.
MÍDIA PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA

Norval Baitello Junior

A mídia primária, origem e chegada de toda comunicação

Harry Pross, em um clássico de 1971, Medienforschung, propõe uma classificação muito simples dos sistemas de mediação, da chamada mídia. Diz Pross: “Na mídia primária juntam-se conhecimentos especiais em uma pessoa. O orador deve dominar gestualidade e mímica (...), o mensageiro deve saber correr, cavalgar ou dirigir e garantir assim a transmissão de sua mensagem” (Pross, 1971:127).
E ainda: “Toda comunicação humana começa na mídia primária, na qual os participantes individuais se encontram cara a cara e imediatamente presentes com seu corpo; toda comunicação humana retornará a este ponto” (Pross, 1971, 128).
Pross segue descrevendo as infinitas e ricas possibilidades comunicativas da mídia primária, lembrando a expressividade dos olhos, testa, boca, nariz, postura da cabeça e movimentos dos ombros, andar, postura corporal, tórax e abdômen, mãos e pés, sons articulados e inarticulados, odores, cerimoniais, ritmos e repetições, rituais e, por fim, as línguas naturais (naturalmente inclui-se aí a linguagem verbal falada).
A rigor abre-se aí uma porta que os estudos da comunicação humana, nos primórdios das chamadas Ciências da Comunicação, haviam ignorado e que requer revisão urgente. Um caminho que deve palmilhar as raízes filogenéticas dos códigos, seu desenvolvimento e seu status atual. Se partimos, com Pross, da premissa que “toda comunicação humana começa na mídia primária (...) e a ela retornará”, temos de reconhecer a importância, para nossas Ciências da
Comunicação, dos estudos de etologia, etologia comparada e etologia humana, dos trabalhos desde Konrad Lorenz e Nikko Tinbergen até Irenäus Eilb-Eibesfeldt e Frans de Waal, desde os estudos de Gregory Bateson e as aplicações da escola de Palo Alto até os trabalhos mais recentes de Boris Cyrulnik.

Relacionados