O Teletrabalho e suas influencias na qualidade de vida do trabalhador
Nos dias atuais com o avanço da tecnologia, comunicação e globalização, novas formas de flexibilização das relações de trabalho tem se propagado focando o aumento da qualidade de vida do trabalhador, o aumento de produtividade, redução de custos para o empregador e retenção de talentos na organização. Desse modo, já não é incomum a utilização, pelas empresas, de formas de trabalho mais flexíveis, como o trabalho em casa ( Home Office), horário flexível dos funcionários, o banco de horas no lugar das conhecidas horas-extras, bem como os processos virtuais de trabalho, assim nasce o teletrabalho. Melo (2010)
O Teletrabalho surgiu como uma das formas que as organizações e as pessoas podem escolher para se adaptar a um conjunto de mudança . É uma modalidade que pode ser interpretada por uma série de desdobramento rumo a uma maior flexibilidade no diz respeito ao trabalho e à forma de organizá-lo. Se realiza com as inovações da tecnologia da informação em local fora dos escritórios centrais e também no próprio lar. Surgiu como uma alternativa moderna de gestão empresarial, com foco no trabalho flexível para tornar as empresas mais competitivas e dinâmicas. Fonseca et al (2012)
O Teletralho apresenta-se como uma alternativa de flexibilizar o trabalho, pois, veio para reduzir os custos decorrentes do enxugamento da infra-estrutura empresarial e contribui para o enfrentamento das classes sociais. Essas diferentes alternativas de realizar o trabalho requerem profissionais dotados de competências necessárias para desempenhar suas tarefas com eficácia e, de modo particular, profissionais dotados de auto-regulação, capazes de desenvolver seu trabalho e cumprir suas metas independentemente da hierarquia e das fronteiras organizacionais. Kugelmass( 1996).
O presente artigo aborda como a flexibilidade dos horários no regime de teletrabalho pode ser uma armadilha para o teletrabalhador se este não for bem orientado ou se este tiver muito trabalho