O telefone chega a São Luís, no Maranhão
O fato ocorreu apenas três anos depois de instalada a primeira linha de telefone no Brasil, no Rio de Janeiro. Como informa Luiz de Mello, um jovem inventor maranhense, Isidoro Pereira de Pinho, foi o responsável por trazer o aparelho à capital maranhense e instalá-lo para uso.
O inventor maranhense tornou-se um especialista em linhas telefônicas e telegráficas. Ele viajava com frequência a Belém, onde provavelmente adquiriu aparelhos para venda e recebeu orientações para a instalação de linhas, dadas pelo comerciante e industrial Carlos Monteiro e Souza, que já instalava linhas telefônicas na capital paraense.
Em 20 de abril de 1880, Isidoro Pereira de Pinho publicou um anúncio sobre venda de telefones e instalação de linhas, no Diário do Maranhão. Dias depois, o Visconde de Itaqui se interessou pelo negócio. “O atarefado Visconde de Itaqui sonhava com um meio eficaz de comunicação que lhe evitasse mandar e receber recados por meio de rapazolas mensageiros que raramente trabalhavam com absoluta presteza. Confortavelmente despachando de seu escritório no Largo de Palácio, n° 10, o gerente da Empresa de Navegação Fluvial não gostada de perder tempo. Ciente da oferta facilitada, o visconde ficou tão empolgado que firmou um contrato com Isidoro Pereira de Pinho”, informa o livro de Luiz Mello.
Para instalar os fios da rede telefônica, evitou-se utilizar os fios da rede telegráfica, a fim de evitar interferências. Isidoro Pereira de Pinho provavelmente passou os cabos da linha por cima do telhado de casas, apoiados em grades fixadas nas cumeeiras. É no que acredita