O SURGIMENTO
PODEMOS ENTENDER A SOCIOLOGIA COMO UMA DAS MANIFESTAÇÕES DO PENSAMENTO MODERNO.
O SEU SURGIMENTO OCORRE EM UM CONTEXTO ESPECIFICO, QUE COINCIDE COM OS DERRADEIROS MOMENTO DA DEGRADAÇÃO DA SOCIEDADE FEUDAL E DA CONSOLIDAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA.
COMPREENDER AS NOVAS SITUAÇÕES DE EXISTÊNCIA QUE ESTAVAM EM CURSO
AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS QUE SE ACELERARAM PARA OS HOMENS EXPERIMENTAVAM AS MUDANÇAS QUE OCORRIAM NO OCIDENTE EUROPEU- A DUPLA REVOLUÇÃO EUROPEIA--> FRANCESA E INDUSTRIAL.
MUDANÇAS SOCIAIS ACARRETADAS PELAS REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
ESSAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS PRECISAVAM SER ESTUDADAS.
DISPOSIÇÃO DE TRATAR A SOCIEDADE A PARTI DO ESTUDO DE SEUS GRUPOS E NÃO DE SEUS INDIVÍDUOS ISOLADOS.
O ILUMINISMO ERA UMA IDEOLOGIA BURGUESIA, QUE NESSA ÉPOCA SE POSICIONARAM DE FORMA REVOLUCIONARIA. SE OPUSERAM FORTEMENTE CONTRA OS FUNDAMENTOS DA SOCIEDADE FEUDAL, OS PRIVILÉGIOS DE SUA CLASSE DOMINANTE E AS RESTRIÇÕES QUE SE IMPUNHAM CONTRA OS INTERESSES ECONÔMICOS CAPITALISTAS.
O OBJETIVO DA REVOLUÇÃO DE 1789 NÃO ERA APENAS MUDAR A ESTRUTURA DO ESTADO, MAS ABOLIR RADICALMENTE A ANTIGA FORMA DA SOCIEDADE, COM SUAS INSTITUIÇÕES TRADICIONAIS, SEUS COSTUMES E HÁBITOS ARRAIGADOS,E AO MESMO TEMPO PROMOVER PROFUNDAS INOVAÇÕES NA ECONOMIA, NA POLÍTICA E NA VIDA CULTURAL.
RESTABELECER A "ORDEM E A PAZ" POIS É A MISSÃO QUE ESSES PENSADORES SE ENTREGARAM.
OS PRIMEIROS SOCIÓLOGOS UNÇÃO REVALORIZAR DETERMINADAS INSTITUIÇÃO QUE SEGUNDO ELES DESEMPENHAM PAPEIS FUNDAMENTAIS NA INTEGRAÇÃO E NA COESÃO DA VIDA PESSOAL.
SUAS EXPLICAÇÕES SEMPRE CONTIVERAM INTENÇÕES PRÁTICAS, UM DESEJO DE INTERFERIR NO RUMO DESTA CIVILIZAÇÃO, TANTO PARA MANTER COMO PARA ALTERAR OS FUNDAMENTOS DA SOCIEDADE QUE IMPULSIONARAM E A TORNARAM POSSÍVEL. A ESTRUTURA SOCIAL
A IDÉIA DE ESTRURA SOCIAL É O PONTO DE PARTIDA E A IDÉIA DE BASE DA SOCIOLOGIA.
A SOCIEDADE É MAIS DO QUE A SOMA DAS PESSOAS QUE ESTÃO NELA. NÃO SÃO APENAS