O surgimento do serviço social na frança
O surgimento do Serviço Social na França
Um movimento que se propôs a afastar a classe operária do socialismo, foi concebida, funcionada e conduzida por autores da classe dominante.
Inicialmente um assunto exclusivo de mulheres da burguesia e católicas, com o objetivo de assegurar a paz Social.
A assistência social definiu-se a partir de uma crítica às duas formas existentes de assistência: a Caridade, que não servia para nada, e a assistência Pública, importante e nociva.
O alvo era a classe operária urbana. O Projeto nascente não tinha a pretensão de ajudar, mas sim de educar a classe operária, impondo-lhes regras de bom senso e moralidade.
A assistência Social existia sob a forma de residência ou colônias sociais, tais residências foram abertas nos bairros populares de Paris, cujos serviços oferecidos eram asilos diurnos para crianças. Palestras educativas,consultas no Plano de Moral, fornecimento de trabalho a domicílio, sempre com o intuito de domesticar a população, e o modelo que se aplicava era o da classe burguesa, rica e oponente e que a classe operária, e sobretudo as mulheres deveriam almejar.
Após a Primeira Guerra Mundial, as oportunidades da classe operária foram ainda mais reduzidas.
O Serviço Social de empresa nasce nesse período de preocupação do governo e de um grupo de mulheres voltadas a indústria de armamentos , sempre preocupada em manter a passividade e a ignorância da classe operária.
Um outro ramo do serviço social se desenvolve nesse período: as visitadoras , ainda mais invasivas e autoritárias , entrava nos lares e se metia em tudo, até na decoração da casa, chegando ao extremo de classificar os indivíduos como recuperáveis e