O surgimento do computador
Não houve um inventor do computador, mas o aperfeicoamento ede várias engenhocas que deram origem ao que hoje conhecemos por computador.
Em 1642, o físico, matemático e filósofo francês Blaise Pascal criou uma máquina com seis rodas dentadas em que, cada uma contendo algarismos de 0 a 9 permitia somar até três parcelas de cada vez, desde que o total não passasse 999.999 que funcionou por 200 anos.
O alemão Gottfried Leibniz criou a primeira calculadora que, além de somar, também subtraia, multiplicava, dividia e encontrava até a raiz quadrada.
Joseph. Marie Jacquard que trabalhava na área textil, tentou por 20 anos descobrir uma maneira de agilizar e facilitar o trabalho na tecelagem. Em 1801, construiu um tear automáticoque funcionava com a leitura de cartões perfurados.
A partir dos cartões perfurados, o inglês Charles Babbage, em 1834 criou o apareho analítico, que é base do funcionamento do computador, ou seja, entrada, processamento e sdaída. Funcionava da seguinte forma: alimentação de dados por cartões pérfurados, uma unidade de memóoria, armazenamento e reutiilização, sequencia de operações (sistema operacional).
Na sequencia de aperfeiçoamentos e adaptaçõe, Herman Hollerith, adaptou cartões perfurados e os impulsos elétricos para transmissão de dados (baseados no p´rincipio descoberto por Samuel Morse, que inventou o telégrafo em 1844) e transformou letras e números em sinais elétricos. Em 1877, a invenção de Hollerith, facilitou trabalhos estatísticos sobre mortalidade, facilitando a tabulação das informações obtidas no recenseamento dos Estados Unidos.
Apesar das