O surgimento das RRPP
O modo de se comunicar, a importância de valorizar o público em geral e o modo de como tratá-los tem uma importância muito grande para o ser de Relações Públicas, há muito tempo constata-se que no âmbito profissional as organizações tendem a reconhecer o verdadeiro papel estratégico para a vida.
Atualmente, muitos ainda não reconhecem o papel do comunicólogo, sendo que Relações Públicas tem sua existência oficial ha dois séculos, ela desempenha um crescimento gradativo teórico, na aplicação das praticas tendo vinculo com o mercado profissional, possuindo uma organização estrutural e científica.
O termo teria sido pronunciado pela primeira vez em uma palestra em 1882, por Dorman Eaton, no qual explicava que esta deveria “olhar pelo bem-estar do público”. Relações Públicas começou a adquirir sua forma de atividade a partir do início do século XX nos Estados Unidos.
Muitos averiguam a possibilidade de Thomas Jefferson ter proferido o termo antes de Dorman em 1802, onde Thomas coloca a “idéia de responsabilidade social corporativa.
As Relações Públicas modernas teve seu surgimento na primeira década do século XX pelos norte-americanos, a necessidade criar surgiu quando a indústria começou a ser atacada por líderes do governo e escritores de fama, com base nisto, os empresários sentiram a necessidade de um especialista que compreendesse os mais variados públicos da sociedade para o bom funcionamento das organizações.
IVY LEDBETTER LEE
Pioneiro, pai das relações públicas. Buscou a aplicação prática desta atividade a partir dos critérios que perseguem a busca da veracidade nas informações, “nosso trabalho é feito às claras, nosso assunto é exato, nosso plano é divulgar com absoluta franqueza” – “diga a verdade, porque mais cedo ou mais tarde o público vai descobrir de qualquer forma. E se o público não gostar do que você esta fazendo, mude suas políticas e ponha-as em acordo com o que o público deseja” afirmava Lee.