O Surgimento da Filosofia
A partir do momento em que o homem passou a questionar o por quê de sua existência (Ser) e do mundo (Cosmo), este já estava caminhando para o filosofar. Filosofar é pensar sobre o que nos acontece, sobre o sentido do que nos acontece ou sobre o significado da vida humana ou da vida biológica como tal.
Desde a Pré-História, o mundo já provocava espanto e admiração nos homens, enchendo-os de curiosidade e dúvidas que, com já sabemos, seria os responsáveis pelo surgimento dosmitos e da Filosofia. De lá para cá, o mundo continuou girando, cheio de mistério a serem desvendados. Abusca por explicações levou a descobertas incríveis.
No entanto, o mérito do surgimento e nascimento da filosofia deve-se aos gregos, pois estes foram os precursores nas investigações cientificas que antes eram explicadas por antigas construções mitológicas. Os poemas exerceram grande influência no pensar dos gregos, assim como a mitologia, que transmitiam os fatos históricos e os modos de pensar da sociedadeexigente.
Um exemplo disto está nos relatos de Homero, um Pré-Socrático, nos escritos de Ilíada e Odisséia (poemas que superavam até as barreiras do tempo e do espaço), que expressa as virtudes e os desejos mais nobres: a honra, o patriotismo, o heroímos, o amor, a amizade, a fidelidade, a hospitalidade. Noções da Virtude (areté) eram apresentadas já nestes escritos.
Nesse contexto, fazer Filosofia é se colocar na posição de “dúvida”, ou melhor, é questionar o que acontece ao nosso redor, uma vez que, somente com a dúvida que iremos encontrar as respostas. È por meio de hábito de se fazer perguntas que podemos encontrar a verdade sobre algo ou sobre alguma coisa.
Outro fator essencial para