O SUPER ENDIVIDAMENTO DO BRASILEIRO
“Os aspectos metodológicos bibliográfico deste trabalho se processou através de consultas a artigos eletrônicos que abordaram direta ou indiretamente o tema “ superendividamento dos brasileiros”. Procuraremos demonstrar o quanto é devastador o superendividamento para a economia de um Estado e para os consumidores:
A cultura do consumismo no Brasil é orientada para o ato de adquirir bens e serviços sem considerar a própria condição e a respectiva necessidade por parte do comprador, diferentemente de consumo que é um ato de comprar devido a uma necessidade, como nos ensina Costa.Alfredo Bruto: In Publico 7.1.2013 no artigo Consumismo é um quadro cultural e de comportamento social.
O consumismo é uma situação provocada pelo fornecimento de crédito como política de crescimento sócio econômico de uma população, independentemente da condição financeira deste comprador. Esta condição o que é um desacordo com o Código Brasileiro de Proteção e defesa do Consumidor.
O super endividamento no Brasil advêm do falso desenvolvimento sócio-econômico : a moeda que circula são títulos de promessa de pagamento, a produção em massa é subsidiada pelos bancos de desenvolvimento, a títulos fora do padrão internacional ,a publicidade desenfreada igualou os desejos de pessoas pobres aos desejos de pessoas ricas e a logística de captação de compradores e distribuição dos produtos funcionam como perfeitas arapucas para os incautos e inconsciente consumidores.
A questão do super-endividamento de mais de 45% dos brasileiros, de acordo com a Serasa Experiam /Publicações/Legal, deveria ser tratada como um problema econômico e social pelo governo brasileiro , pois impacta diretamente na economia da nossa sociedade e a maioria dos inadimplentes são pessoas de boa fé. Esta situação afeta diretamente a dignidade dos mesmos .
O comportamento do Brasileiro é como se fosse uma corrida ao falso ouro: O acesso sem barreiras ao