O SUBSISTEMA DE RECURSOS HUMANOS
A PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
O subsistema de provisão de RH constitui o primeiro dos subsistemas. É a porta de entrada das pessoas nas organizações, já que é o setor responsável pela busca no mercado de trabalho e pelo engajamento de novos funcionários.
De acordo com a abordagem sistêmica, iremos focar a organização como um sistema aberto, dentro do qual ingressam vários tipos de recursos que são, as matérias,financeiros,humanos e outros mais. E do qual saem produtos ou saídas, como produtos, serviços ou informações. Em outros termos queremos dizer que o sistema aberto mantem continua e constante interação com o ambiente externo efetuando trocas: as entradas de recursos e informações ingressam no sistema que produz resultados, saídas, produtos, serviços ou informações. Esse enfoque, entrada-processamento-saída do sistema, tem sido utilizado por muitos autores como medida do rendimento, em termos de eficiência.
Ao interagir com o ambiente, o sistema torna-se envolvido pelas restrições que o próprio ambiente lhe impõe. Essas restrições são muito variadas, que variam desde o preço dos produtos ou serviços, até as restrições sobre o capital, demanda dos produtos,serviços,nível tecnológico, demanda de pessoal e etc.Com isto queremos dizer que o sistema não opera livremente mas sim de acordo com as condições que cada ambiente lhe impõem.
O AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Toda organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações que disputam, com relação as suas necessidades de entradas e saídas. Desse mesmo ambiente as organizações recebem as informações e dados para tomada de descisões,os insumos necessários as suas operações, entrada de recursos financeiros,entrada de talentos humanos; em como as restrições impostas pelo ambiente como por exemplo: legislação a respeito de suas operações imposição de taxas e impostos, influencias de órgão governamentais,sindicatos,associações de classe e outras