O subdesenvolvimento de um país
O Brasíl é subdesenvolvido pois tem uma má distribuição de renda, ou seja, menos de 10% da população é detentora de 90% da riqueza total, e os outros 90% dividem os 10% que restou.
A maior parte das exportações brasileiras é de produtos agrícolas e não produtos industrializados, ou seja o peso dos produtos agrícolas em comparação aos industrializados para a balança comercial do país é desfavorável.
Se exporta mais produtos agrícolas que industrializados, em consequência disso compramos mais industrializados que agrícolas.
Também pelo fato de que a renda per capta nacional é baixa em comparação aos países ditos desenvolvidos, os níveis de educação também contribuem para isso, e mesmo o nível dietético da população, e também a discrepância, que vem diminuindo, entre o número de idosos e o de jovens.
Tudo isso junto traça um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, onde cada país ocupa um lugar, como se fosse um ranking).
Dái vem a calamidade.... estamos em 72 no mundo, existem 71 países onde morar, cuja qualidade de vida é melhor que a nossa.
Isso mais que justifica o subdesenvolvimento.
Agora, porque dizer então industrializado??
Bem isso, porque a maior parte da população trabalha no setor industrial e no comércio (setores secundário e terciário da economia), vivendo a grande maioria em cidades e não no campo
O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros. Dessa forma, o conjunto de atividades econômicas influencia diretamente na configuração da economia nacional.
A sociedade brasileira, como a maioria