o som do silencio
O petróleo era conhecido na antiguidade, o único meio de termos certeza da existência de petróleo é através da perfuração. O petróleo consiste basicamente em composto de apenas dois elementos, ou seja, carbono e hidrogênio. A função das refinarias consiste em dividir o óleo cru em frações delimitadas pelo ponto de ebulição de seus componentes. A maioria dos produtos derivados do petróleo é constituído de líquidos, os que apresentam maior dificuldade de manuseio são: gases, graxas, combustíveis pesados, parafinas e asfaltos.
Origem do Petróleo
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Tipos de Petróleo:
Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.
Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos parafínicos.
Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.
Uso e Derivados
Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Extração Petróleo
Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma