O solo e suas cores
Durante a formação do solo os minerais sofrem transformações físicas e químicas. Eles oxidam, dissolvem e são hidratados e hidrolisados, de modo que muitos elementos saem dos minerais e são recolocados em outros minerais.A cor dos solos variam geralmente em tons de: cinza a preto, branco, amarelado e avermelhado.
O solo branco é formado sobre rochas com minerais brancos e com muito pouco ferro. Esta cor branca pode ser auxiliada por águas ácidas no lençol freático que retiram os óxidos dos minerais.
O solo de cor preta na maioria das vezes se deve ao alto teor de matéria orgânica, são solos ácidos e mais restritos a regiões alagadas ou muito úmidas.
O solo amarelado tem na maioria das vezes sua cor atribuída a óxidos de alumínio, porém óxidos de ferro podem dar esta cor.
O solo vermelho-marron são os mais comuns em nossa região, esta coloração se deve aos óxidos e hidróxidos de ferro, como hematita, limonita e guetitas, que são os minerais e mineraloides que tingem os argilominerais do solo.
Com a pedogenese de formação do solo, estes óxidos de ferro são concentrados no solo fazendo este ter cores tão fortes.Em regiões aonde o intemperismo químico é mais fraco os solos tem cores mais acinzentadas, sendo que muitas vezes se trate de minerais