O Socialismo Marxista
As Falhas Analíticas De Marx
Falhas na Teoria do Valor do Trabalho
Segundo os economistas contemporâneos, os trabalhadores não são a origem de todo valor de troca.
A terra e os recursos de capital também são produtivos, independente e além do valor de mão-de-obra necessário.
Problemas com a Teoria da Exploração de Marx
Grandes períodos de desemprego em massa têm sido uma exceção e não uma regra, nas nações capitalistas.
Maior nível de emprego, exige maior competição entre empregadores para atrair trabalhadores qualificados, da mesma forma que trabalhadores competem entre si para obter as melhores posições.
A competição entre empregadores eleva os salários, força as empresas a melhorar as condições de trabalho e faz com os patrões diminuam as horas de trabalho.
Falhas na Análise de Marx Sobre o Acúmulo de Capital
Marx acreditava que o acúmulo de capital geraria a queda da taxa de lucro, agravando as crises comerciais e os empregos tecnológicos.
Porém, a taxa de retorno do capital e a taxa de lucro tem oscilado dentro do ciclo comercial, sem apresentar tendência de queda.
Problemas Com a Ideia de Conflito de Classe
Marx não previu o surgimento da classe média que desenvolveu-se na maioria dos países capitalistas; Classe essa composta por: Proprietários de pequenas empresas, profissionais autônomos, cientistas, engenheiros, professores, administradores, dentre outros.
Teria se surpreendido ao verificar que, graças em parte ao capitalismo, os salários coletivos dos trabalhadores são a principal fonte em que se baseia o crescimento da economia dos países.
Marx não conseguiu perceber que o estado poderia contribuir para a melhoria das condições econômicas.
Ironicamente, a bem-sucedida revolução de Marx não ocorreu em países capitalistas desenvolvidos, como Inglaterra, França e Alemanha. Os países em que ela ocorreu foram: Rússia e China e tiveram falta de acúmulo de capital na época da revolução.
Assim, a evidência histórica não sustenta a