O sistema único de saúde a evolução histórica de sua inclusão social
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
O sISTEMA único DE SAÚDE
A evolução histórica de sua inclusão social.
SANTA BÁRBARA D’OESTE - SP
2012
SANTA BÁRBARA D’OESTE - SP
2012
O sISTEMA único DE SAÚDE
A evolução histórica de sua inclusão social.
Portfólio em grupo apresentado como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Psicologia Social, Sociologia, Filosofia, Fundamentos Históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social II.
SANTA BÁRBARA D’OESTE - SP
2012
INTRODUÇÃO 2 A SAÚDE NO BRASIL 2 SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 4 FUNÇÕES E OBJETIVOS 4 OS FUNDAMENTOS JURÍDICOS 5 PRINCÍPIOS SOCIAIS DO SUS 6 PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE 6 A GESTÃO PÚBLICA DO SUS 6 O USUÁRIO E O SUS 7 A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO A PARTIR DO SUS 7 O SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE NA CIDADE DE SANTA BÁRBARA d’OESTE. 8 O COMUSA - Conselho Municipal de Saúde 9 A OUVIDORIA 9 CONCLUSÃO 10 BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda a problemática da saúde no Brasil, em especial o SUS - Sistema Único de Saúde - criado no Brasil pela Constituição Federal de 1988.
Trataremos ao longo do texto sobre as suas complexidades para desenvolver um trabalho de atendimento justo para a sociedade, e suas perspectivas para um futuro melhor.
A SAÚDE NO BRASIL
De acordo com a história a atenção à saúde no Brasil em relação ao serviço público de saúde, sempre esteve fora da agenda social e política de nosso país. As primeiras políticas médico-assistenciais surgiram como respostas do Estado à chamada questão social que, historicamente ignorada pelas nossas oligarquias, vem à tona de maneira fulminante nas décadas de 1910 e 1920.
A previdência Social no Brasil surgiu em 1923 com o Decreto Legislativo que ficou conhecido como Lei Elói Chaves criando as Caps - Caixas de Aposentadoria e Pensão. Eram organizadas pelas empresas e ofereciam assistência médica, medicamentos, aposentadorias e pensões. O