O Sistema Nervoso
COMUNICAÇÃO ENTRE
NEURÔNIOS
• A comunicação entre os neurônios
Entre os neurônios a palavra de ordem é a comunicação. Eles se comunicam uns com os outros, transmitem ordens de ação para todos os órgãos componentes do corpo ou recebem sinais sensoriais com destino ao SNC.
Essa comunicação é feita através das sinapses, onde o botão terminal do axônio pré-sináptico coloca-se à frente do receptor pós-sináptico deixando um espaço microscópico entre eles, que chamamos de fenda. O sangue circula por toda a superfície da membrana celular, e portanto, circula pela fenda da sinapse, local estratégico da ação das drogas no Sistema Nervoso Central.
O background da função neuronal é a eletricidade. Um neurônio conta com dois potenciais elétricos, um potencial de repouso e outro, potencial de ação, que funciona por pulsos elétricos rápidos, sequentes de intensidade sempre a mesma, mas podendo apresentar variações de intervalo entre um pulso e outro. A cada pulso deste potencial estabelece-se um contato químico entre um neurônio e outro, ou do neurônio ao tecido que deve receber um comando, da forma como veremos logo adiante.
ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA
NERVOSO
• Os corpos celulares da maioria dos neurônios está no encéfalo ou na medula espinhal, regiões que formam o sistema nervoso central. As demais partes do sistema nervoso - gânglios nervosos
(encontrados junto da coluna vertebral ou nos órgãos) e os nervos - constituem o sistema nervoso periférico.
• O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
Encéfalo
• O Encéfalo é o centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados. Alguns animais primitivos como os celenterados e equinodermes como a estrela-domar possuem um sistema nervoso descentralizado sem encéfalo, enquanto asesponjas não possuem sistema nervoso. Nos vertebrados o encéfalo localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, próximo aos aparatos sensoriais primários: visão, audição, equilíbrio,