O sistema músculo esquelético
Este trabalho tem como tema de pesquisa o Sistema músculo esquelético. Este sistema inclui as seguintes estruturas: ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos e cartilagens. Estas estruturas são combinados para apoio às atividades do organismo.
É o maior sistema orgânico do ser humano, sendo um importante tecido tanto em repouso como em exercício.
Representa o principal local de transformação e de armazenamento de energia, sendo o destino final dos sistemas envolvidos no exercício, como o cardiovascular e o pulmonar.
Além disso esse sistema é de grande importância dado que a principal função do músculo é a de desenvolver tensão e executar trabalho mecânico, ou seja, promover o movimento.
SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO
O sistema músculo-esquelético humano consiste em mais de 600 ossos que constituem o esqueleto. Estes ossos estão fixos a outros ossos através de articulações e ligamentos estabilizantes. A flexibilidade é assegurada por mais de 205 músculos esqueléticos, que estão ligados ao esqueleto pelos tendões.
OSSOS
O corpo humano é formado por 206 ossos, sendo que todos apresentam uma camada mais externa, a CORTICAL ÓSSEA e uma porção mais interna, formada pela MEDULAR ÓSSEA. A cortical óssea, também chamada de osso compacto, tem uma grande concentração de cálcio, já medular óssea, possui um tecido ósseo mais “frouxo”, não tão compacto como a cortical, também chamado de osso esponjoso.
Todos os ossos apresentam uma parte inorgânica, forma da pelos sais de cálcio e outra orgânica, formada pelo tecido conjuntivo e outras células, como o tecido hematopoiético. A cortical óssea é responsável pelo acúmulo de grande quantidade de cálcio no corpo humano, sendo muito maior a sua proporção da porção inorgânica (cálcio), enquanto a medular óssea apresenta uma maior quantidade da porção orgânica, formada inclusive por células do tecido hematopoiético e adiposo, chamadas de MEDULA VERMELHA E AMARELA, respectivamente.
Os ossos podem ser