o sistema imunologico
CAMPUS DE JI-PARANÁ
O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Aluno:
Serie:
Profª.
JI-PARANÁ RO.
2013
INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende fazer uma abordagem sobre o Sistema Imunológico, buscando elevar os conhecimentos sobre sua função. Nesta busca procurarei tratar sobre sua função no corpo humano, destacando os seus compostos, indentificando-os de forma clara e objetiva. No estudo de sua composição, onde destacarei as principais características e funções dos Leucócitos, mostrando suas classificações e processos realizados, como ocorre a produção de Anticorpos e as formas de como o Sistema Imunológico realiza para imunizar o corpo humano e combater os micro-organismos invasores ou agentes patológicos. Para melhor compreensão do assunto, o trabalho contém alguns esquemas simplificando o processo de inflamatório, infeccioso, Diapese, uma tabela de funções dos Leucócitos, mostrando suas funções e características morfológicas. Também um esquema de exercício de defesa do Sistema Imunológico, e por fim um Leucograma, mostrando a quantidade de Leucócitos no organismo desde a infância e fase adulta.
FUNÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a micro-organismos invasores. Mas também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas, que surgem no nosso corpo como resultado de mitoses anormais. Se essas células não forem destruídas, podem dar origem a tumores.
Células do sistema imune são organizadas como um exército. Cada tipo de célula age de acordo com sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras