O sistema erp e as organizações
André Luís da Silva Pinheiro *
Resumo: Este trabalho discutirá o impacto da implantação de um sistema do tipo ERP em uma empresa. Apresentaremos uma breve introdução de como os sistemas do tipo ERP surgiram no mercado e quais as principais vantagens e desvantagens da implantação deste sistema em uma empresa. Palavras-chave: Sistemas de Gestão Empresarial, ERP, Sistemas de Informação.
INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, muito tem se falado dos sistemas integrados do tipo Enterprise Resource Planning ou simplesmente ERP, que nada mais são que sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema (Laudon [1], Padoveze [2]). O sistema ERP tem como principal objetivo à integração de toda uma organização em seus diversos níveis funcionais através do armazenamento de informações colhidas em todos os setores empresariais.
Várias empresas resolvem adotar tal sistema achando que os mesmos serão a solução de seus problemas organizacionais, pois o sistema ERP pode disponibilizar uma visão empresarial tanto na perspectiva funcional como na perspectiva sistêmica, ledo engano pois tais sistemas demandam uma construção empresarial totalmente voltada para este novo ambiente de trabalho, uma reestruturação empresarial crítica sem falar na capacitação dos funcionários de todos os departamentos da empresa, pois tal sistema trabalha em conjunto, reunindo informações dos diversos departamentos e as apresenta de
Escola Superior de Gestão e Tecnologia – Universidade Castelo Branco – UCB. Curso Superior de Sistemas de Informação – Campus Realengo.
*
1
forma consolidada para que decisões estratégicas, gerenciais e operacionais possam ser tomadas. O ERP em termos gerais é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios [3]; é um sistema que busca informações em outros