O Sistema Eaton De Manufatura Enxuta
O Sistema Eaton de Manufatura Enxuta
Resumo
Os sistemas de manufatura enxuta concentram-se em estratégias de operações, processos, tecnologia, qualidade, capacidade, arranjo físico, cadeias de suprimento, estoque e planejamento de recursos, visando à redução de desperdícios e excelência em produtos e serviços. É comum o insucesso da implantação desse sistema pelas empresas, devido sua complexidade. Um exemplo de superação e quebra de obstáculos é visto na empresa Eaton Ltda. A empresa tem obtido excelentes resultados no Brasil e no mundo. Esta pesquisa apresenta os princípios da filosofia do sistema de produção enxuta, descrevendo de que modo os mesmos facilitam a melhoria das operações nas empresas. No estudo de caso, mostra-se a importância de todo o trabalho que a equipe da Eaton realiza com as ferramentas do
Lean Manufacturing, otimizando tanto a produtividade quanto a qualidade de produção. 1. Introdução
O conceito de sistemas de produção enxuta ou lean manufacturing é concentrar-se em estratégias de operações, processos, tecnologia, qualidade, capacidade, arranjo físico, cadeias de suprimento, estoque e planejamento de recursos. Sistemas de produção enxuta agrupam tudo isso criando processos eficientes (RITZMAN e KRAJEWSKI, 2004).
De acordo com David Berger (2006) em “Manufatura enxuta - parte I: gerenciamento da mudança”, um dos maiores desafios com que se depara a administração durante a implementação de técnicas de manufatura enxuta, é garantir que alterações reais no comportamento aconteçam em todos os níveis da organização. Mesmo a equipe gerencial mais bem-intencionada, leal e respeitada, se não alcançar a adoção entusiástica das mudanças, verá seu plano se reverter nas velhas e familiares rotinas. Sem um sólido programa de mudanças gerenciais perfeitamente entrelaçado com o projeto de manufatura enxuta, assim como uma forte liderança, o projeto estará condenado desde o seu início.
O